Páginas

28/07/2012

A COMPOSIÇÃO COM PESSOAS - O ARRANJO DA FIGURA HUMANA NA ILUSTRAÇÃO

Esse é o título da lição 8 que acabamos de traduzir e que já está disponível para os membros do Projeto Desenhistas Autodidatas.
Aí você diz:
-Mas Renato esse assunto já foi abordado na lição 3.
Eu complemento...
-Bem observado. Na lição 3 aprendemos aspectos importantíssimos da composição. De uma forma geral essa lição 3 trata da arte de produzir uma ilustração. Ela esmiúça em detalhes como comunicar uma idéia de maneira "eficiente" e "eficaz". Vimos que a diferença entre uma ilustração boa e uma ruim está baseada na solidez da composição, no jeito como como os elementos estão organizado dentro das bordas do desenho, enfim, é um show de lição. 
Acredite, esse curso foi pensado de uma forma fantástica, cada lição aprendida serve de base para a próxima. Assim, não dá pra estudar a lição 8 sem ter passado primeiro pela lição 3. Partindo da terceira lição vimos sobre o "desenho da forma humana na lição 4" o "desenho da anatomia artística na lição 5" e o "desenho da cabeça e mãos na lição 6".
Agora que você estudou todos esses pontos importantes, você está pronto para juntar tudo que foi aprendido até esse momento para trabalhar o desenho de pessoas em composições que tenham significado –e não apenas desenhos de figuras humanas isoladas ou estudos de cabeças ou mãos, mas ilustrações de  pessoas em situações da vida real –pessoas expressando emoções, que reagem entre si e uns com os outros.
As lições anteriores não abordaram sobre o desenho da figura humana dessa maneira. A lição três, por exemplo, contém algumas ilustrações, mas a forma como foi desenhada está mais para o aspecto de composição de objetos. Nela os elementos foram posicionados da mesma forma que é feito com garrafas ou árvores, assim as coisas se relacionam umas com as outras apenas do ponto de vista composicional, ou seja somente quanto à forma, tamanhos relativos ou valores com contornos que ajudam a conduzir os olhos do espectador para o ponto principal. Porém em momento algum foi discutido sobre as relações humanas na ilustração. -Nessa lição esse assunto vem à tona.
É certo que a nova abordagem da lição 8 não altera as disposições da composição das figuras na ilustração –ela simplesmente adiciona um elemento importante entre as pessoas: a interatividade existente entre elas. Tudo o que você aprendeu na lição 3 será aplicado também nesta. Isto é muito importante –não esqueça o que você aprendeu para controlar melhor as novas considerações que são apresentadas nessa lição.
As pessoas em nossas composições, assim como as pessoas que encontramos no nosso cotidiano, terão que ter sentimentos e emoções. Na vida real, elas podem expressar suas emoções e explicar suas ações com as palavras. No desenho, no entanto, as pessoas podem se comunicar apenas por expressões e gestos. A figura humana deve contar tudo através de seu olhar e ações.
Um dos maiores pintores do mundo, Leonardo da Vinci, resumiu tudo há mais de quinhentos anos atrás. Ele disse: "Temos que mostrar pela ação do corpo a atitude da mente." Nesta lição vemos como isso pode ser feito. Devemos aprender que existem certas poses que comunicam os sentimentos e os pensamentos da figura humana com tanta clareza quanto as palavras (as imagens dessa postagem são exemplos disso).
-Caramba, não me canso de me empolgar com esse curso, não existem paralelos!!!
Não se vê isso em qualquer lugar, não é qualquer um que está disposto a parar pra ensinar detalhadamente todos esses importantes assuntos pragente.
Não dá pra trabalhar, mexer com desenho ou produzir algo relevante em qualquer tipo de arte (quer seja quadrinhos, mangá ou artes plásticas como nas pinturas de Renoir dessa postagem), não dá pra dizer que sabe desenhar sem a compreensão desse assunto.
Renoir - Le Moulin de la Galette (1876)
-E você, tá esperando o quê?!?
-Vem com agente participar do Projeto Desenhistas Autodidatas!
-Torne-se um patrocinador da tradução desse curso fantástico!!
-Com o patrocínio de um valor simbólico de R$ 15,00 você terá todas as lições que já foram traduzidas à sua disposição (não existem mensalidades a ser paga no projeto)!!!
Veja as lições que já temos traduzidas:
Curso dos Artistas Famosos-Introdução [Postagem para essa lição]
Lição 1: As ferramentas do artista [Postagem para essa lição]
Lição 2: Formas -A base do desenho [Postagem para essa lição]
Lição 3: Composição -Como fazer ilustrações [Postagem para essa lição]
Lição 4: O desenho da forma humana
Lição 5: Anatomia artística e a figura humana em movimento
Lição 6: O Desenho da Cabeça e das Mãos
Lição 7: O desenho de tecidos, drapeados e roupas [Postagem para essa lição]
Lição 8: A composição com pessoas: O arranjo da figura humana na ilustração
Lição 9: A criação de várias formas de texturas e superfícies [Tradução em andamento]
Renoir - O Almoço dos Remadores (1881)
-O valor do seu patrocínio servirá para subsidiar o trabalho de tradução da lição 9.
-Quanto mais pessoas participarem do projeto tanto mais teremos certeza de que teremos mais e mais lições traduzidas (O curso ao todo tem 24 lições).
-Ademais, sabemos que o caminho mais curto para aprender a desenhar "de verdade" é estudando com quem realmente domina o conteúdo e com material definitivamente de qualidade. E no caso do curso temos 12 instrutores dos mais preparados e respeitados, tais como Albert Dorne, Norman Rockwell, Al Parker e cia., aliado á um conteúdo extenso e detalhado sobre cada assunto. Os autores não estavam preocupados com economia de conteúdo, eles queriam que, de fato, os alunos aprendessem a desenhar "de verdade'. Logo não tem erro. Junte o curso dos artistasfamosos com o seu interesse e vontade de aprender e os resultados serão surpeendentes.

Veja nesse link maiores explicações sobre o Projeto.
Para ir para a página do Projeto Desenhistas Autodidatas é só clicar aqui!!
Clique na imagem para ampliar
Albert Dorne - Peça publicitária (composição com várias pessoas que ilustra a lição 8)

Nenhum comentário: