Páginas

20/06/2012

OS PLANOS DA CABEÇA AGORA EM 3D

Já publiquei aqui no blog sobre os planos da cabeça e a sua importância (veja nessa postagem). Sempre quando menciono esse assunto, estampo nas postagens os desenhos do Andrew Loomis, contudo não foi ele que inventou essa convenção de "quebrar" ou reduzir (como queiram) a estrutura da cabeça em planos distintos. Aqueles que estudam à fundo o assunto sabem que Albrecht Dürer lá por volta dos idos de 1.500 já elaborava suas primeiras concepções dos planos da cabeça. E para aqueles que pensam que esse assunto não tem nenhuma importância, informo que o Andrew Loomis recomenda expressamente  que esses planos sejam memorizados. Confesso que fico impressionado com os desenhos do Loomis dos planos. Acho muito interessante a sua convicção no desenvolvimento desses desenhos. Por isso mesmo de vez em quando faço buscas sobre os planos da cabeça ou compro livros para ver se encontro algo que aprofunde o assunto. Essa semana em meio às buscas, a pesquisa retornou algo muito interessante -pois bem, vejamos...   

 
Fonte: Flickr - By Kevinnolte

Modelos físicos
É sabido de todos que existem alguns modelos de planos da cabeça que são vendidos para estudo mais detalhado. Um modelo físico é sempre um recurso fantástico. O mais comum é o modelo proposto por John Asaro que pode ser visto (e comprado) no planesofthehead. Uma aquisição dessas com certeza redunda em um estudo mais sério e detalhado sobre o assunto (o modelo à venda vem com um manual que aborda entre outras coisas sobre o estudo dos planos e os fundamentos do desenho da cabeça).


Modelo 3D
Mas como dizia, a pesquisa retornou algo interessante, um modelo muito detalhado em 3d dos planos da cabeça feito em sketchup (o que é mais surpeendente ainda). O modelo está incrivelmente fiel ao original. E acredito que esse modelo em 3d possa se tornar uma ferramenta muito importante para estudo e aprendizado dos planos da cabeça. 

Sketchup
O fato desse modelo ter sido feito em "sketchup" também é outra coisa sensacional. Se esse modelo tivesse sido construído em 3D Studio max, Maya ou Lightwave, ou ainda o zbrush aí então seria meio complicado, por que além da dificuldade de obter um programa caro desses, você ainda teria que fazer um senhor curso de 3d do software para poder simplemente "mexer" com o modelo. Já com o skecthup é muito mais fácil. Você baixa o software gratuitamente, instala na máquina (a versão para vizualizar o arquivo indicada é a 8 ou superior). O sketchup é tão intuitivo que não precisa de cursos para vizualizar o arquivo (clique no botão "orbitar" para rotacionar a vizualização ao redor do modelo ou no botão "panorâmica" para mover o campo de visão), é simples assim. Além do que o modelo é bem "pequeno" tem só 1.73 MB.
clique na imagem para ampliar

Download
O modelo desenvolvido por Jason Ross pode ser encontrado nesse link ou nesse link para fazer o download.
Ao Jason Ross: Muito obrigado por esse trabalho fantástico. Acredito que esse material pode ajudar muita gente no mundo todo (Thank you for this fantastic job. I believe this work can help many people around the world). 
Depois deixa nos comentários suas impressões sobre o arquivo.

6 comentários:

Betto Coutinho disse...

Excelente tópico, Renato, extremamente útil. Eu havia pensado em algo um pouco parecido, um tempo atrás, mas ainda não tive tempo de fazer.
Vc me permitiria colocar as citações e referências do seu post num post que eu quero fazer? Não vou copiar o seu post todo mas somente a 'sacada' da idéia do autor do modelo digital e as referências. Agradeço e mais uma vez parabéns por este site que é referência em toda a net quando o assunto é arte.
Grande abraço.

Betto Coutinho

Renato Silva disse...

Sem problemas Betto. Blog vive da divulgação e referência de uns com os outros. Se quiser mandar o post completo pode. Só referencie.
Muito obrigado pelo comentário.

Jason Ross disse...

Thank you for the kind words pertaining the Planar Head I created in sketchup. I've learned so much from others on the web that I wanted to give back what I can.

Thanks again!
J.Ross

Renato Silva disse...

Wow!
It's great that the author of this fantastic work here is commenting on this post.
Thank you Jason for the model and you're here in this space.
-Welcome!

Renato Silva

Unknown disse...

jasson ross

ayúdame con el archivo, no puedo descargarlo porfavor!!!

Renato Silva disse...

Bom dia Miguel,

Você poderá baixar no 3d warehouse do sketchup por esse link:
https://3dwarehouse.sketchup.com/model.html?id=5cfe335811d18d2ece4574797ac073