Páginas

09/06/2009

PAISAGEM PARA TODOS OS GOSTOS

Agora bem mais animado com os recentes comentários, estamos de volta com uma coisinha mais light só para espairecer um pouco. Seguinte, vez ou outra nós precisamos fazer uma paisagem, mas aí nos deparamos com a folha de papel em branco e nos perguntamos: -E agora por onde começar esse rascunho??

Um site bem bacana que encontrei na Internet vai te dar uma força nesse momento tão desesperador, veja só este tutorial que o site oferece:
Não precisa saber inglês para entender, pois o processo é conduzido em forma de passo-a-passo então dá para entender tudo de forma bem intuitiva. A princípio é só seguir as linhas vermelhas que serve como base (um esboço geral) da paisagem que vai ser desenhada, a medida que o tutorial vai evoluindo as etapas anteriores vão ficando mais escuras...

Passo 1: desenhe levemente uma linha em toda a página para o horizonte. Colocar o caminho a cerca de um terço do topo. Adicionar quatro linhas curvas, iniciando de forma bem fechada e partindo do centro da página e correr para a esquerda e depois abruptamente para a direita. Isso vai mostrar que a estrada se diminui com a distância através da aproximação das linhas de aproximação ao topo. Este uso de linhas que se reúnem para mostrar profundidade é conhecida como perspectiva.

Passo 2: Desenhe um "V" invertido utilizando formas e linhas recortadas para mostrar uma série de montanhas distantes. Altere a linha do horizonte com uma curva de aparência suavemente para aparentar colinas onduladas. Criar outra colina com uma preguiçosa curva à direita do centro.

Passo 3: Desenhe linhas recortadas acentuadamente para cobrir de neve sobre os topos das montanhas mais altas. Adicione uns "matinhos" na encostas e próximo a estrada com muitas linhas inclinadas irregulares. Faça uma série de estreitos "tocos" para a cerca atreladas a uns arames horizontais paralelos, mas tomando cuidado com a perspectiva, tornando-os mais pequenos a medida que se distanciam dos olhos do observador até que desaparecem ao largo em direção ao fim da estrada. Incremente as bordas da estrada e também acrescente umas "pedrinhas" para valorizar o motivo.

Passo 4: Desenhe um sol , em seguida, colocar em algumas "capins" mais altos no meio a curta distância com linhas. Use linhas mais curtas para aglomerações de gramíneas baixas ao longo da cerca. Espalhe um pouco flores no morro. Adicione mais duas linhas curvas no centro da estrada.

Passo 5: Conclua o esboço, acrescentando mais detalhes na área ao lado das margens da estrada. Use bastante pontos curtos , linhas para simular rochas e cascalho. Coloque mais relva nas colinas à esquerda e à direita nos lados utilizando uma mistura de linhas curtas, simples e recortadas.
Ufa!! seu desenho está terminado! Agora se você não acertou fazer de primeira, caaalma isso acontece, não desanime e tente novamente até ficar satisfeito com o seu desenho. Daí é só correr pro abraço. E o site não para por aí, vai lá que tem muito, muito mais pra você se desenrolar de vez do desenho de paisagem.
Até mais, depois eu volto com mais novidades.
Tradução e adaptação: Renato (E viva o tradutor do Google!!)

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, obrigado pela dica.

wilson matsumoto disse...

Uma das coisas mais importantes para desenhar é aprender a "ver". E desenhar paisagens é um bom exercicio para isso. Sem uma boa percepção de perspectiva, cores, tons não é possivel fazer uma ilustração decente. Mas aqui vale tb a famosa dica: treinar sempre.
Abs.

Anônimo disse...

Muito simples e util! Valeu!!