Páginas

12/03/2009

ESTUDO DE CABEÇA PADRÃO

São várias as medidas e as proporções da cabeça humana. Não obstante, é mais conveniente ao artista lembrar uma escala de proporções simplificada e construída a base de termos médios para suas medidas básicas.
A cabeça vista de frente cabe perfeitamente em um retangulo cuja largura tem três divisões e a altura três vezes e meia. Esta escala deixa algum espaço na borda exterior das orelhas. A metade da medida dessas unidades nos dão o lugar dos olhos, (ou seja os olhos “via de regra” se localizam na metade do retângulo) do nariz e ajudam-nos a localizar a boca, e situa também a linha dos olhos a metade da divisão da cabeça desde a extremidade superior da cabeça até a base, como deve ser, e como é na maioria dos rostos. Este método de medição em unidades estabelece a linha do cabelo e as três divisões frontais do rosto. A cabeça de perfil cabe exatamente em um quadrado de três unidades e meia (na figura vista de perfil). Você pode estabelecer suas próprias unidades; o que importa são as proporções.

Estas proporções, como se vê abaixo, se acharam depois de longo estudo (do Andrew Loomis) e se oferecem como uma singela e prática escala de fácil emprego. Esta escala é muito conveniente para o esboço da bola e do plano.

Um comentário:

Petito (Albertino) disse...

Gostei muito do Blo e de todas as dicas, serão de grande ajuda.
Obrigado !