Páginas

15/08/2008

OLIMPÍADAS

fonte da imagem: The Wall Street Journal
Hoje falaremos de esporte, calma pessoal, não vamos falar sobre "Cubo d'água", ou "Ninho do Pássaro", nem em Michael Phelps. Bom, é que o Davisson fez um comentário interessante na postagem anterior sobre referências para desenho e estudando o livro "Arte e Técnica do Desenho a Bico-de-Pena" do Carlos Freixas, ele propõe uma solução criativa para resolver o problema, vejamos então...
Pois bem...Carlos Freixas sugere que o desenhista procure se aproveitar de forma inteligente e criativa de modelos porporcionados pelas atitudes dos esportistas. Dessa forma dependendo do ângulo ou posição o artista deve procurar encaixá-lo de acordo com a cena que se pretende elaborar (abordagem feita dentro do contexto do desenvolvimento dos desenhos para estórias em quadrinhos). E de fato hoje em dia com os recursos das câmeras digitais potentes e dos inúmeros jornais e revistas que cobrem os eventos esportivos, encontramos diversas imagens que podem auxiliar até no elaboração de estudos anatômicos detalhados (vide a foto do Phelps no início dessa postagem). Veja alguns exemplos desenvolvidos por Carlos Freixas:
Veja que o autor fala de "criatividade" com propriedade, é até engraçado e divertido ver a forma como ele encaixa as idéias das fotos nos desenho de estórias em quadrinhos:
Muito bom, não é mesmo? E tem muita coisa interessante nesse livro, que nem é tão caro assim, e é uma ótima dica para quem quer dominar a arte do desenho a bico-de-pena. Clique aqui e compre o seu!!

2 comentários:

Joaquim Neto disse...

Olá gostaria de comprar esse, mas seu link nao esta funcionando. Tenho uma duvida em relação a esse livro tbm. Parecem haver duas edições dele.Uma versao da decada de 70, 80 nao sei ao certo e uma de 2007. Pergunto: eh realmente o mesmo livro?

Renato Silva disse...

Joaquim,

Link corrigido, agora dê uma olhada.
Muito obrigado por visitar o Blog.