Páginas

05/03/2008

PORMENORES

Agora ampliaremos o que foi visto ontem.
Sabemos que todos os ossos e músculos são responsáveis pela forma externa da cabeça. Devemos, no entanto, procurar compreender quais deles têm papel decisivo nessa forma, quais interferem de modo direto na expressividade do rosto.
OSSO E A FORMA EXTERNA
Obseve as legendas das figuras do crânio que foram postadas ontem para que possamos analisar os pontos mais significativos.
Osso temporal: Este osso, sobretudo a promeminência que se prolonga da base para a frente, em direção às "maçãs do rosto", é muito visível nas pessoas magras, principalnente nas idosas com toda a clareza, o chamado arco-zigomático, e o acentuado afundamento que apresenta junto à órbita ocular, conhecida como fossa temporal.
Osso Zigomático: A maior ou menor proeminência deste osso pode determinar algumas características marcante em cada pessoa (as maçãs do rosto)
Ossos Nasais: O ângulos entre os ossos nasais e a testa é o principal responsável pela forma do nariz. No entanto, o atributo de ser reto, aquilino ou chato - muito importante para a composição da fisionomia, depende da estrutura específica desses ossos.
Maxiliar Superior: Este osso é unido ao crânio, sem possibilidade de movimento independente, pode, de acordo com o conjunto, ter um papel de destaque nas feições da pessoa.
Maxiliar inferior: Conhecido também como mandíbula, o maxiliar inferior é o único osso da cabeça que tem movimento. É importante observar a mandíbula proc. condilar (vide desenho)

2 comentários:

wilson matsumoto disse...

Quem dise que pra ser desenhista era apenas preciso ter talento???
Precisa ter muito conhecimento, muito!!!
Talento ajuda, mas o treino, como em todos os oficios, é fundamental.
Abraços e obrigado por essa aula!

Anônimo disse...

Fantastico.
O treino leva a observação de pequenos detalhes q fazem,passo a passo,a grande diferença em qualquer obra.